Estrutura - Cursos em Gado de Leite

A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gado de Leite da Universidade Federal de Viçosa (UEPE-GL), também conhecida como estábulo novo da UFV, é uma unidade de produção de bovinos de leite criados em sistema de confinamento, cujo objetivo é proporcionar aos alunos da Universidade contato direto com a prática de campo, desenvolver pequisas na área e promover integração entre a universidade e o homem do campo.

A UEPE-GL existe há 17 anos e está localizada a 3,4 km das quatro pilastras da Universidade Federal de Viçosa. Diariamente funcionários e estudantes da graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária executam as tarefas diárias da unidade. Esses estudantes são orientados pela professora Profa. Polyana Pizzi Rotta e pelo gerente do setor Bernardo Magalhães, todos Zootecnistas. O estábulo possui um rebanho com 95 animais, sendo 35 vacas em lactação. Aos redores do estábulo são plantados capim mombaça, milho, sorgo, cana-de-açúcar, milheto, aveia, azevém e capim elefante para alimentação dos animais.

A estrutura do estábulo dispõe de baias de confinamento em sistemas free stall e compost barn para bezerros, novilhas e vacas, além de uma pequena área de piquetes rotacionados para novilhas em recria. A estrutura conta com sala de ordenha, três galpões para pesquisa, vestiários para funcionários e alunos, sala de aula, e chorumeira para tratamento do resíduos. Para maiores informações acesse o site www.uepeglufv.com

UEPEGL

Sala de aula utilizada para as aulas teóricas dos cursos

 

UEPEGL

Laboratório de bromatologia da UEPE-GL

 

UEPEGL

Tronco de contenção para casqueamento de bovinos

 

UEPEGL

Ordenha mecânica para 12 animais (2 linhas de 6)

 

UEPEGL

Ordenha mecânica para 12 animais (2 linhas de 6)


UEPEGL

Rebanho da UEPE-GL com alto potencial genético e média de produção de 25 L/dia com duas ordenhas

 

UEPEGL

Sistema de cria de bezerras em casinhas individuais


UEPEGL

Sistema de pastejo rotacionado com pasto de Mombaça para GMD acima de 800 g/d

UEPEGL

Produção de milho safrinha para silagem. A média de produção de milho para silagem na safra 2016/2017 foi de 62 ton MN/ha (32% MS)

 



 

 

Cursos em Gado de Leite

Departamento de Zootecnia nº 0 - Universidade Federal de Viçosa - UFV
36570-900, Viçosa-MG
Telefone: (31)38992857
E-mail: estabulocursos@gmail.com
Visite Nossa Página no Facebook

Receba Nossas Notícias